Impresso de http://camaradeestancia.com.br/Noticia/Details/535. Em 18/08/2017 15:01:52

10 de agosto de 2017 às 14:46:23

PRESIDENTE ANDRÉ GRAÇA PEDE QUE PREFEITURA AJUDE A CATEDRAL DE ESTÂNCIA

Vereador diz que é possível porque existe uma lei que tornou a Catedral Patrimônio Histórico,Artístico e Arquitetônico de Estância...

PRESIDENTE ANDRÉ GRAÇA PEDE QUE PREFEITURA AJUDE A CATEDRAL DE ESTÂNCIA
O vereador André Graça, Presidente da Câmara Municipal de Estância (CME), apresentou na sessão dessa quarta-feira, 09, a Indicação Nº 733/2017, em que solicita ao prefeito municipal Gilson Andrade ajuda financeira para a Igreja Católica de Estância concluir as obras de reformas da Catedral Diocesana.

Na ótica do proponente é possível o Prefeito fazer o repasse de recurso por conta da Lei Nº 1.898, de 24 de março de 2017, da autoria do vereador Dionísio Neto, que reconheceu a Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do município de Estância. A Catedral Diocesana é uma obra do século XVIII, edificada em arenito, cal e grossos tijolos, com marcante presença do estilo jesuítico.
- Nós entendemos que a Catedral é um dos símbolos importantes da Fé Cristã. As obras de reformas se arrastam há anos. Temos visto a luta dos agentes eclesiásticos no sentido de concluí-las. Não tem sido fácil para os nossos padres, para o nosso bispo e as pessoas envolvidas a espera para trazer de volta à população o acesso à Catedral – relatou André.
Diante do instrumento legislativo ora apresentado, atendido, visa garantir a continuidade de importantes realizações na referida Casa de Fé a exemplo da Festa da Padroeira Nossa Senhora de Guadalupe que reúne centenas de fiéis todos os anos.
- Desta feita, esperamos o atendimento desta solicitação, que tem um caráter de urgência, devido ao longo período em que tão importante monumento histórico-cultural está fechado - expôs ao plenário o aludido presidente, André Graça.
Em dia 30 de abril de 1960, o Papa João XXIII elevou a Matriz de Nossa Senhora de Guadalupe à condição de Catedral Diocesana. Ascom CVE Genílson Máximo